domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mapa do Brincar - Folhinha


Acesse o site www.folha.com.br/092732 e conheça o Mapa do Brincar, uma iniciativa da Folhinha, suplemento do jornal Folha de S. Paulo.

Lançado em maio de 2009, o projeto convidou crianças de todo país a contar quais são suas brincadeiras de hoje. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar das várias regiões do país. De maio a junho, a Folhinha recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país com participação maior do Sul e do Sudeste.

Em alguns estados, a equipe da Folhinha coletou também brincadeiras diretamente com as crianças, mas sempre preservando os relatos infantis. Todo esse material enviado e coletado foi lido por uma equipe de especialista na área do brincar. E do conjunto de textos, fotos, desenhos e até vídeos enviados pelos brincantes, 550 brincadeiras foram selecionadas para o site. Cada brincadeira traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade onde mora o participante que mandou a brincadeira.

Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeira das crianças, há muito o que mapear. Por isso, se você conhece brincadeiras ou variações da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envio o material para mapadobrincar@uol.com.br

Use esse material com seus alunos, desenvolva projetos de trabalho ou contribua enviando novas brincadeiras para o Mapa do Brincar!

Boa brincadeira!

Um comentário: