quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O buraco no muro



Valéria Castro trabalhou com este vídeo no curso da ConhecerMais sobre Práticas Escolares de Leitura e de Escrita. Falava sobre os gêneros digitais e as aprendizagens no ciberespaço. Aqui temos outro ponto de vista para a análise do uso das ferramentas da informática na Educação.

6 comentários:

  1. É muito interessante, sim, Debora! Mas a pergunta continua: o que se pode realmente aprender usando o computador? E na escola, as aprendizagens mudam?

    ResponderExcluir
  2. Os alunos são nativos digitais e naturalmente curiosos. O professor precisa aprender a lidar com essas variáveis em benefício da aprendizagem. Aí está a dificuldade!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa rsrs Muitas coisas a se pensar sobre este video! O experimento dele está inserido em uma comunidade com caracteristicas bem diferentes das nossas salas de aula. Ou não? A curiosidade em si parece ser a priori uma grande mestra. Por um lado me faz acreditar que as crinças gostam mesmo é de aprender com liberdade, ou seja, querem buscar seus interesses sem muitos direcionamentos. Nós rsrs adultos não damos conta de ficar nos bastidores. Xiii a muito o que pensar! Valeu rsrs fez meu chão tremer viu? beijo

    ResponderExcluir
  4. E vc Márcia me fez pensar em algo que nunca tinha pensado. Trabalhando com as TICs, aprendi que os alunos aprendem coisas diferentes daquelas crianças que não têm acesso às diferentes tecnologias. Elas ficam mais corajosas, se lançam no inusitado, não têm medo de errar, se tornam professores, colaboram mais com os colegas. Os professores também mudam muito o seu modo de ser professor e passam a fazer parte dessa comunidade de pesquisadores, como seus alunos. Não pensei que a "liberdade" fosse a mola propulsora. Agora temos que pensar em juntar liberdade com intenção pedagógica. Quem sabe isso não seria o pulo do gato?

    ResponderExcluir
  5. Já assisti esse filminho 3 vezes! ele me faz pensar, pensar...

    ResponderExcluir